sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Do Regresso às Aulas

Há, na minha opinião, uma grande diferença entre tirar uma licenciatura e tirar um Mestrado. Quando temos 18 anos (no meu caso 17 - nasci em Outubro) somos quase como "obrigados" a tirar a licenciatura - se não é pelos nossos pais, é pela pressão da sociedade "se não fores licenciado não vais ser ninguém na vida". Quando começamos a licenciatura é uma "obrigação" ir para as aulas, é uma "obrigação" estar atentos, é uma "obrigação" levantar o rabo da cadeira do bar onde estamos há mais de duas aulas a jogar à sueca e ir assistir a uma aula qualquer, sem interesse e que não nos estimula minimamente. Somos jovens, queremos é beber café, cerveja, fumar cigarros, viver o espírito académico de todas as maneiras exceptuando a mais correcta: ir às aulas, estudar, passar.
Falo por mim, tive uma experiência de faculdade fantástica, joguei milhares de horas às cartas, sueca, sueca italiana, king, espadinha, tudo passou pelas mesas daquele bar e pelas minhas mãos ávidas de tudo, menos de mais conhecimento. Na faculdade - e durante cinco anos - fiz alguns dos meus amigos mais próximos de hoje em dia (já acabei a faculdade há mais de três anos). Sou grata aos meus pais por terem feito o esforço de me manter numa faculdade privada e de me terem proporcionado os "melhores anos da minha vida".
Ontem, com quase 26 anos (lá está, sou de Outubro), voltei ao bar onde fui feliz e às aulas onde tirei fotografias, copiei, ri [muito] e, apesar de tudo, aprendi. Desta vez, fui com uma vontade diferente. Quando nos inscrevemos livremente num mestrado sabemos que aquilo é o nosso futuro, que dali podemos retirar a maior experiência da nossa vida profissional e sabemos, sobretudo, que ali vamos aprender, e muito.
Ontem fui à minha primeira aula no mestrado que escolhi e que me assenta na perfeição. Estive atenta, interessada, participativa. Gostei. Foi, para mim, apelativo. E esta é a grande diferença entre o mestrado e a licenciatura. Ninguém me obrigou a tirar o mestrado. Fui por vontade própria. E sei que vai ser difícil, trabalho todo o dia e as aulas a noite são cansativas (são 3 horas de aula, pelo menos duas vezes por semana). Mas daqui vou retirar uma experiência que, sei, vai ser das melhores para o meu futuro.

Sem comentários: