segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dos Óscares #1

O meu award show preferido de sempre! Os Óscares chegaram e com eles trouxeram vestidos lindos, vestidos horríveis, um "fucking" a meio de um agradecimento e, principalmente, a consagração dos melhores filmes de 2010!

Este ano, acertei em todos os principais vencedores!

The King's Speech - Já aqui falei dele... Adorei o filme e sobretudo adorei o Colin Firth que faz um papelão que vai ficar na memória de todos nós por muitos mais anos. A realização está extraordinária e os três actores principais dão vida a um filme um bocado morto à partida. Da gaguez perfeita do Rei Colin Firth à actuação brilhante do Geoffrey Rush, à presença discreta mas seguríssima da Helena Bohnam Carter, este era um filme que tinha tudo para brilhar nesta noite. Tinha adivinhado o Colin Firth - era um bocado óbvio -  e achei que a Helena ia perder para a Melissa Leo mesmo antes de ver o The Fighter, acontecendo o mesmo com o Christian Bale. No entanto, fico feliz pelo filme não ter sido passado ao lado.

The Fighter - Amei este filme. Vi ontem em modo final de tarde de Domingo e fiquei absolutamente rendida ao Christian Bale, que rouba o filme a todos os que o rodeiam, mesmo às performances fantásticas da Melissa Leo e da Amy Adams que se tem mostrado cada vez mais uma actriz versátil e muito forte (já tinha ganho um Óscar pelo Doubt, logo duvidei que lhe dessem o segundo). A Melissa Leo está fantástica, o papel encaixou-lhe na perfeição e ela soube fazer dele o que quis. Não achei que fosse um papel daqueles "faz isto e a nomeação tens garantida", achei que a personagem foi bem trabalhada e muito bem conseguida. Não conhecia o trabalho dela, mas fiquei fã. Umas curiosidades sobre o filme: o The Fighter foi ideia do Mak Wahlberg, que também produz e foi o único que não foi nomeado. Poor thing. E o Darren Aronovsky (realizador do Black Swan) é o Executive Producer! Ainda tive um bocado de medo quando vi isto pelo que poderia fazer ao filme, mas sem preocupações, está excelente!

Black Swan - OK, admito agora publicamente que não fui capaz de ver o Black Swan até ao fim. Detesto filmes de terror, assombram-me as noites bem dormidas e evito ver. Claro que um filme desta categoria era para ser visto, então fiz um pequeno esforço. Não cheguei a ver uma hora do filme, mas chegou-me. Os planos fechados, a música assombrosa, o tremer da camara (e o tremer consequente das minhas mãos), os minutos e minutos dentro da casa-de-banho, a respiração pesada... foi um filme feito à partida para chocar, para deixar o espectador incomodado com a bailarina perfeita que faz tudo menos incomodar. As imagens de violência gratuita com a Winona Ryder ou as imagens explícitas com a Mila Kunis são pontos que se vão unindo para fazer deste filme psicologicamente perturbador...e um dos melhores de 2010. A Natalie Portman é absolutamente brilhante. Não vi todo o filme, mas o que vi bastou-me. As cenas finais, que vi depois, são de uma genialidade até estranha numa miúda desta idade, os olhos tresloucados, o desespero da concorrência, a frase final tudo isto conjugado fez com que considerasse que este era um papel para Óscar...e para Globo de Ouro e para BAFTA. Muito provavelmente vai demorar muito tempo até conseguir fazer outro papel assim. Merecidíssimo.

E claro, havia muito mais para dizer. A genialidade do Toy Story 3, o Leonardo DiCaprio no Inception (mais uma vez ignorado pela Academia, não sei qual é a embirrancia), o próprio Inception, enfim... Para o ano há mais. Já a seguir os vestidinhos... e os momentos!

Sem comentários: